BOMBA - Microsoft fecha Arkane Austin, Tango Gameworks, Alpha Dog Games e Roundhouse Games

Creis92

Guerreiro
Novembro 1, 2015
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Pernambuco
A contagem foi só até o ano passado, acho que não revelaram os dados de PC e PS5.

E por que tratamos 3 milhões como pouco? Porque a MS fechou o estúdio. Se fosse muito, se tivesse dado um bom lucro ou se tivesse atraído vários assinantes, eu não acho que fechariam o estúdio. Não faz sentido parar com o que está dando certo.

Não estou dizendo que é o certo, estou analisando que é provavelmente a visão da MS. É tipo a Square, que todo AAA dela ela chora que vendeu pouco. Virou até meme.
Mas ninguém sabe se ela fechou o estudio por isso. Você tá se antecipando e muito. 😂

Até então o que sabemos é que eles foram fechados, segundo o booty, pra poupar recursos, mas a sequência já estava engatilhada. Se ia ter sequência, é por alguém se agradou.

Desculpa, mas não acho que você tá analisando a visão da Microsoft, acho que você tá tentando encaixar a sua visão na atitude da Microsoft pra justificar o ocorrido.
 
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Guilherme Augusto

Guerreiro
Outubro 18, 2015
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a
Tentou. Em 2021 e 2023 tivemos AAA e jogos menores da MS no Game Pass. E eles ainda não decidiram se Cod vem ou não no serviço, então é algo que estão discutindo. É a Microsoft que tem os números, não a gente. Eles podem ter concluído que o Game Pass não tá se pagando. Talvez o que eles perdem em vendas não compense em assinaturas.

Como falei: tudo o que podemos fazer é chutar. Quem tem os números é quem trabalha lá. Não sei se Game Pass gera bons lucros ou o quanto ela deixa de ganhar com um jogo que está no serviço.
Sim e foi com isso que o serviço cresceu. Agora é o que falamos, mas ela não queria 30M ela queria 50M, 70M.
Vamos tentar avisar ela que não só essa, nenhuma estratégia vai dar certo.
 

Brunolampard

Guerreiro
Maio 22, 2016
3,405
4,031
Brasilia DF
Empresa analisa recepção por números, por grana entrando. Como falei em outro forum, Cod tirou nota vermelha e Hi-Fi Rush tirou nota alta e ganhou prêmios, só que Cod vende absurdos e ainda lucra com microtransações. É isso que mostra o interesse do pessoal com o jogo, não Metacritic e gente fazendo barulho no Twitter. Tá a internet toda massacrando a Microsoft por matar a Tango (tambem achei ridiculo), mas ela vai olhar os numeros e...ninguem jogou. Acho que na ultima atualização o jogo teve 3 milhões de players, e isso estando no Game Pass. Aposto que bem 1 milhão zerou o jogo. Que mensagem isso passa? Dane-se Metacritic, dane-se TGA, a galera cagou pro jogo. Não vendeu, não aumentou as assinaturas do Game Pass e uma sequencia provavelmente vai floppar.

Enfim, empresa quer dinheiro entrando. Cod, Diablo e Overwatch 2 são duramente criticados, mas a galera não para de gastar nesses jogos, logo, mostra que estão gostando. Pentiment e Hi-Fi Rush foram amados pela critica, mas quase ninguem jogou, quase ninguem comprou. Aí a empresa entende que tá perdendo tempo e dinheiro com esses projetos. "Nossa, a internet está furiosa porque a Microsoft matou Hi-Fi Rush". Pois é, mas ninguém vai lá e compra, joga o Hi-Fi Rush.

É a mesma coisa com Xbox. A galera fez um baita drama no Twitter porque os jogos foram pro Play. Mas aí a Microsoft analisa os numeros e vê que a galera do Xbox não compra jogo o suficiente. Naturalmente, ela vai colocar seua jogos no PS5 e no Switch 2. Ela precisa lucrar, final. Se Xbox vendesse muito jogo, talvez ela ficasse só nele e no PC. PeterOvo pode chorar, Timdog pode fazer drama, Jez pode ficar devastado, a empresa não liga. Ela quer lucrar.
Como se a má gestão da divisão não fosse o fator determinante para tal desempenho… e os mesmos são promovidos como se tivessem fazendo um ótimo trabalho. Supresa 0 . Me estranha a falta de uma reformulação interna…
 
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Asprobocop

Guerreiro
PXB Gold
Setembro 27, 2019
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Farroupilha
Sim e foi com isso que o serviço cresceu. Agora é o que falamos, mas ela não queria 30M ela queria 50M, 70M.
Vamos tentar avisar ela que não só essa, nenhuma estratégia vai dar certo.
É só pegar os ultimos 3 anos da MS e tirar os lançamentos FP do gamepass. Quantos seriam um sucesso absoluto em vendas?
 

ᴇʟʏsɪᴜᴍ

Zima Blue
PXB Gold
Dezembro 10, 2023
377
954
Hell
Mas ninguém sabe se ela fechou o estudio por isso. Você tá se antecipando e muito. 😂

Até então o que sabemos é que eles foram fechados, segundo o booty, pra poupar recursos, mas a sequência já estava engatilhada. Se ia ter sequência, é por alguém se agradou.

Desculpa, mas não acho que você tá analisando a visão da Microsoft, acho que você tá tentando encaixar a sua visão na atitude da Microsoft pra justificar o ocorrido.

Não preciso justificar nada pra Microsoft, nem Xbox eu tenho mais. Hoje eu tenho PS5, Switch e o PC Gamer que montei, parte com o dinheiro do Series X que vendi. Tanto que eu já falei várias vezes nessa discussão que por mim os jogos menores continuariam. Gosto mais de muito jogo pequeno do que de vários AAA da indústria. O caso é que a tendência que tenho visto é, de fato, empresas grandes investindo mais em jogos grandes e cortando estúdios/projetos menores.
 
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andersonflira

Guerreiro
Março 14, 2018
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608
São Paulo
A grande verdade de tudo isso é que, empresas grandes só visam o bem estar dos acionistas, é simples assim, eles usam seus clientes, dizem que querem seu bem, mas se o traço verde subindo oscilar minimamente pra baixo o mundo desaba, todo ano tem que ser melhor que o anterior, é um jogo cada vez mais chegando ao seu teto, vejam o que aconteceu com a Netflix, era a empresa mais amigavel com seu consumidor, ela falava pra voce compartilhar sua senha que não tinha problema, não cancelava nenhuma serie original, tinha um preço acessivel, entre outras coisas, quando foi atingido o teto de assinates foi mudando a estrategia para agradar investidores, cancela serie, aumenta o preço, cria novos planos, tira recursos dos planos mais basicos, proibe compartilhamento de senha, aumenta ainda mais o preço, e agora no relatorio do ultimo trimestre , avisou que não vai mais divulgar numero de assinantes, por que? porque não tem mais como crescer como os acionistas esperaram , vai mostrar apenas as receitas, lucros e dividendos, porque ela pode aumentar de outra forma sua receita com publicidade por exemplo. Só o bonus anual desses CEOs bancariam traquilamente o salario de uns 2 anos desses funcionarios que foram dispensados.
 

ᴇʟʏsɪᴜᴍ

Zima Blue
PXB Gold
Dezembro 10, 2023
377
954
Hell
Como se a má gestão da divisão não fosse o fator determinante para tal desempenho… e os mesmos são promovidos como se tivessem fazendo um ótimo trabalho. Supresa 0 . Me estranha a falta de uma reformulação interna…
Sim, eu disse isso. Deve ter uns 5 comentários meus só nas últimas duas páginas falando que é incompetência e falha da Microsoft.
 
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patriciocarval

Guerreiro
Outubro 9, 2014
272
394
Garanhuns - Pernambuco - Brasil
Uma abordagem racional seria os jogos exclusivos de alto orçamento chegarem no catálogo do Gamepass uns 9 meses depois de lançado, mas como a MS apalavrou com a comunidade que TODOS os jogos first party seriam day one no gamepass e tudo mais, ficou bastante pressionada nesse sentido.
Analisando a sede de por dinheiro da ms pós compra da abk esse seria o mais correto, vide a EA que coloca os lançamentos um ano depois no EA play, fifa continua vendendo do mesmo jeito e depois ajuda o serviço da empresa.
 
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ᴇʟʏsɪᴜᴍ

Zima Blue
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Dezembro 10, 2023
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Hell


GNIN568WIAAzQb8
 

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,731
76,236
Rio Grande do Sul
Até então o que sabemos é que eles foram fechados, segundo o booty, pra poupar recursos, mas a sequência já estava engatilhada. Se ia ter sequência, é por alguém se agradou.
Não é que estava engatilhada, a Tango estava no processo de apresentar um pitch para mostrar como seria uma sequência e tentar uma aprovação para iniciar a produção. Entre as demandas, estava a contratação de mais pessoal. Como geraria ainda mais custos e não tinha nenhum projeto para o futuro próximo, a ZeniMax* escolheu encerrar as atividades do estúdio.

* Sobre isso, a Microsoft passou para a ZeniMax a necessidade de redução de pessoal e corte de custos, e a decisão de quem iria pagar o pato partiu da direção da ZeniMax.

Me estranha a falta de uma reformulação interna…
Eu colocaria o Rod Fergusson no lugar do Matt Booty pra ontem. Pelo menos o Fergusson é um produtor com bastante experiência de fazer projetos problemáticos evoluírem, e muitos ainda saírem redondinhos com sucesso de crítica e público.

A Ubi coloca os jogos day one no serviço dela, mas só no tier mais alto.
Vejo dois problemas aqui:
  • A quebra de confiança estabelecida com o público lá em 2018. Tudo bem que os termos (que a gente concorda) dizem que as condições podem mudar, até tem uma categoria do Game Pass que não inclui lançamentos (Core), mas mesmo assim, a marca está perdendo a boa vontade dos consumidores a cada dia que passa e esse seria mais um duro golpe, especialmente porque o público já se acostumou a não comprar os jogos first - pelo contrário, muita gente espera/acredita que a assinatura de WOW vai entrar no GPU, que o Ubisoft+ vai entrar no GPU;
  • Aconteceria um aumento do ticket médio, porém, em uma escala pouco relevante, ao meu ver. Isso porque, durante o processo de aprovação da Activision, descobrimos que 1) o valor médio que assinantes do Game Pass (excluindo PC) era de $9,26 (em set/23), mas 2) entre 70% e 80% dos assinantes já estão na categoria Ultimate (jul/23). Não sei se um aumento de mais 10%-15% faria alguma diferença que justificasse uma mudança tão brusca.
A não ser que chutem logo o balde e modifiquem a assinatura de forma profunda, colocando os lançamentos apenas no Ultimate e aumentando o valor da assinatura para mais de $20/mês - o que colocaria o serviço como algo um pouco acima de três jogos AAA de $70 por ano. Aí tem o risco de ver quantos continuarão assinando o serviço.

Pior disso tudo da aquisição da ATV até aqui é que quase nenhuma porra de jogo entrou no gamepass, nem os velhos.
Nem um misero COD Black Ops de 2010 DOIS MIL E DEZ.
Estou achando bem estranha essa demora toda, seis meses pra só um jogo até agora.
 
Última edição:

Guilherme Augusto

Guerreiro
Outubro 18, 2015
4,193
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a
Vejo dois problemas aqui:
  • A quebra de confiança estabelecida com o público lá em 2018. Tudo bem que os termos (que a gente concorda) dizem que as condições podem mudar, até tem uma categoria do Game Pass que não inclui lançamentos (Core), mas mesmo assim, a marca está perdendo a boa vontade dos consumidores a cada dia que passa e esse seria mais um duro golpe, especialmente porque o público já se acostumou a não comprar os jogos first;
  • Aconteceria um aumento do ticket médio, porém, em uma escala pouco relevante, ao meu ver. Isso porque, durante o processo de aprovação da Activision, descobrimos que 1) o valor médio que assinantes do Game Pass (excluindo PC) era de $9,26 (em set/23), mas 2) entre 70% e 80% dos assinantes já estão na categoria Ultimate (jul/23). Não sei se um aumento de mais 10%-15% faria alguma diferença que justificasse uma mudança tão brusca.
A não ser que chutem logo o balde e modifiquem a assinatura de forma profunda, colocando os lançamentos apenas no Ultimate e aumentando o valor da assinatura para mais de $20/mês.
Acho que um recuo deles, seria o inicio da morte do serviço...
Isso combinado com os jogos da ABK não entrando(que boa parte estava esperando que isso iria impulsionar).

Se 30M não estava bom, vamos ficar com uns 10, 15 com muito boa vontade...
 

Asprobocop

Guerreiro
PXB Gold
Setembro 27, 2019
2,747
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Farroupilha
Acho que um recuo deles, seria o inicio da morte do serviço...
Isso combinado com os jogos da ABK não entrando(que boa parte estava esperando que isso iria impulsionar).

Se 30M não estava bom, vamos ficar com uns 10, 15 com muito boa vontade...
Qualquer mudança que mate o serviço não seria surpresa pra mim. Não duvido que a MS faça algo assim sem nem antes testar os impacto dos jogos da ABK no gamepass.
 

henriquevascain

The World is Quiet Here
Outubro 7, 2012
4,073
5,710
Tem toda a questão de chefia e gerência, visão pra marca e execução da mesma. Mas não vamos esquecer do marketing, olha a Apple, mesmo quando iPhone da vez nem é isso tudo, vende igual água, as próprias conferências da Sony, as vezes nem são grande coisa, mas causa impacto por causa de 1-2 jogos que salva o evento. Tem que saber vender o peixe, mas também tornar aquilo uma experiência, não ser meramente uma venda de um produto.
O foda que a MS no geral não é boa em marketing e retirar a visão de executivos engravatados deles.
Mas manter o Aaron Greenberg é sem condições.
Tem que trazer alguém que converse com a geração atual. Foda que eu parei de seguir, então nunca mais vi, mas lembro que o perfil do gamepass no Twitter é bom nisso.
 

GustavoApSilva

Guerreiro
Setembro 14, 2015
770
1,453
Araraquara
A Ubi coloca os jogos day one no serviço dela, mas só no tier mais alto.
Eu estava pensando hoje fazendo uma de profeta do apocalipse


A Microsoft aumenta o preco do ultimate em, sei la, uns 7 dólares.
Espera uns meses
Lança uma versão do gamepass igual ou parecida com a ultimate mas sem os lançamentos no mesmo dia e com o preço que está hoje (sem o aumento).
Um ano ou mais a Microsoft cancela a versão ultimate do gamepass e acaba com lançamentos no mesmo dia no gamepass (talvez para casos pontuais)
 

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